quinta-feira, maio 01, 2008

Eutanásia NÃO!

Eu preciso confessar que não sou uma pessoa boa como me esforço para ser; que não sigo todos os princípios que prego e que poderia fazer muito mais e muito melhor...
O que quero dizer, é que meu coração fica partido cada vez que vejo um animal sendo maltratado, ou abandonado na rua, doente e faminto, sofrendo o descaso de todos. Me sinto muito mal por não ajudar, por não ter condições de socorre-los. Tenho vontade de parar o que estou fazendo e leva-los comigo, cuidar, alimentar e dar todo o carinho que outros não foram capazes de oferecer.

Aí é que eu me sinto pior ainda, pois justamente eu faço parte desses “outros” que não fazem nada, que não socorrem e não ajudam. Quem sou eu, incapaz de atender a um apelo tão forte quanto este que vem do fundo do meu coração que se comove diante de tanto sofrimento? Posso estar parecendo filosófica e dramática, mas no fundo é puro sentimento de culpa e de incapacidade total, quando na verdade basta agir. Certamente não seria fácil, mas teria uma recompensa impagável: satisfação de dever cumprido e consciência tranqüila.

Felizmente, algumas medidas têm sido tomadas em prol desses animais, conforme segue abaixo:

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou o projeto de lei aprovado pela ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) que amplia para 90 dias o prazo para que os Centros de Zoonose do Estado façam eutanásia em animais recolhidos nas ruas e que tenham histórico de mordedura (ataques).
O Projeto é do Deputado Feliciano Filho (PV) e foi publicado quinta-feira (17) no Diário Oficial do Estado.
A partir de agora, também fica proibida a eutanásia de cães e gatos por órgãos de controle de zoonozes, canis públicos e estabelecimentos oficiais do tipo, a não ser que animais apresentem doenças graves ou infecto-contagiosas incuráveis, que coloquem em risco a vida da população. A condição de saúde do animal terá de ser comprovada por laudo técnico.

"A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO PODE SER JULGADA PELO MODO QUE SEUS ANIMAIS SÃO TRATADOS". Mahatma Gandhi.

Nenhum comentário: